Acessibilidade: A+ A() A-

 NOTÍCIAS

Prefeito de Santana visita segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do País
Por: Gabriel Dias - 18/04/2017 - 10:16

Prefeito de Santana visita segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do País

Foto: Arquivo

O Prefeito de Santana, Ofirney Sadala, realizou uma visita ao Porto de Itaqui, na Baía de São Marcos, a 11 quilômetros de São Luiz no Maranhão. Ele foi recebido pelo empresário Ted Vale, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que gerencia o Porto do Itaqui.

O objetivo da visita foi saber como funciona o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do País.

A intenção do prefeito foi buscar um modelo de administração portuária para colocar em prática na Companhia Docas de Santana (CDS). “Buscamos conhecer e aprender com um porto que é referência em cargas na região, para implantar o que deu certo em Santana”, salientou.

A partir da década de 70, com obras de aprofundamento e construção de novos cais, o Porto de Itaqui passou a ser frequentado por navios de grande calado, sendo ligado a várias ferrovias, incluindo a Estada de Ferro dos Carajás e a Ferrovia Norte-Sul. Agora, o governo do Maranhão está investindo 1bilhão e 300 milhões de reais na sua ampliação.

O prefeito esteve acompanhado do secretário de Governo, Ronival Virgolino e de executivos da Companhia Docas de Santana: o diretor Operacional Victor Hugo Holanda; o chefe da Divisão Portuário, Josué Alves Pereira, e do chefe da Sessão de Logística e Novos Negócios, Odenilso Guidao da Silva, que se reuniram com o Diretor Presidente do Porto de Itaqui, Ted Lago, Diretor de Planejamento Jailson Macedo, e a Gerente de Planejamento e Negócios, Luciana Ferreira.

De acordo com o diretor operacional, Victor Hugo Holanda, o projeto é transformar o porto de Santana em referência na movimentação de carga nas regiões norte e nordeste. “O Prefeito mostrou interesse em conhecer o modelo de Itaqui e a partir disso investir no porto de Santana”, disse.

O chefe da Divisão Portuária, Josué Alves Pereira, destacou ainda que a visita abriu um leque de possibilidades para a realização de parcerias, que deverão fomentar a economia e a estrutura do município. “Fizemos o contato para a implantação de serviços através do nosso porto que serão positivos para o município”, ressaltou.


PMS - Prefeitura Municipal de Santana
Av. Santana, 2913 - Paraíso, Santana - AP, 68928-060
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2017 - Licença Creative Commons 3.0 International